Solo Tecido Vegetal Ambientais Fertilizantes Bromatológicas Nematoides

Análises de Nematoides

O diagnóstico de nematoides presentes em áreas agrícolas é realizado por meio de análises de amostras de solo, raízes e demais órgãos vegetais da planta em laboratório especializado. Tais análises visam identificar e quantificar as principais espécies de nematoides presentes no local, desde a fase de pré-plantio até as fases posteriores de desenvolvimento das culturas.
Os nematóides atacam as raízes das plantas, causando sérios danos às culturas agrícolas, dentre os nematóides de maior importância agrícola, podem ser citados: Meloidogyne spp. (nematóide das galhas), Pratylenchus spp. (nematóide das lesões radiculares), Heterodera glycines (nematóide dos cistos da soja), Rotylenchulus reniformis (nematóide reniforme), entre outros.

Para o estabelecimento de estratégias de manejo de nematóides, é necessária a realização de análise de nematóides, coletando amostras de solo e raízes, onde os resultados da análise devem conter informações sobre a identificação e a quantificação das espécies de nematóides presentes na lavoura.
Com base nas informações obtidas nas análises, medidas de controle podem ser realizadas com maior precisão e efetividade, garantindo a redução dos prejuízos ocasionados pelo ataque destes microorganismos.

Serviços oferecidos:

  • Análise Completa (Solo + Raiz): Identificação e quantificação, a nível de gênero, dos fitonematoides Meloidogyne spp., Pratylenchus spp., Helicotylenchus spp. e outros* presentes no solo e raiz. Identificação e quantificação, a nível de espécie, dos fitonematoides Rotylenchulus reniformes e Heterodera glycine presentes no solo e raíz. Quantificação de cistos de Heterodera glycine presentes no solo.
  • Análise Especial: Identificação de espécies de Meloidogyne javanica e Meloidogyne incognita.